Solventes Quimica
Introdução
Solução é uma mistura homogênea constituída por duas ou mais substâncias numa só fase. As
Soluções são formadas por um solvente (geralmente o componente em maior quantidade) e um ou mais solutos (geralmente componente em menor quantidade).
Substâncias químicas presentes nos organismos de animais e vegetais estão dissolvidas em água constituindo soluções. No cotidiano a maioria das soluções é líquida.
Em química, concentração é a razão entre a quantidade ou a massa de uma substância e o volume do solvente em que esse composto se encontra dissolvido. A forma com que uma substância se distribui em outra por unidade de referência. Essa unidade de referência pode ser o volume ou massa de solução ou até de solvente.
Para que haja solução é necessário que o solvente "envolva" as partículas de soluto, tal processo é chamado de solvatação. Daí é que estamos falando em concentração, quanto mais partículas de soluto são envolvida pelo solvente por unidade (mL, L, g, kg), mais concentrada é a solução e quanto menos partículas de soluto são solvatadas pelo solvente, menos concentrada é a solução.
Reação molar do solvente (x2) indica a relação entre o número de mols do solvente e o número de mols da solução.
Soluções
Definição
Solução é qualquer mistura homogênea.
A água que bebemos os refrigerantes, os combustíveis (álcool hidratado, gasolina), diversos produtos de limpeza (como sabonetes líquidos) são exemplos de soluções.
Tipos de soluções: solução líquida (ex.: refrigerantes), solução sólida (ex.: bronze = cobre + estanho) e solução gasosa (ex.: ar atmosférico).
Componentes de uma solução
Os componentes de uma solução são chamados soluto e solventes:
- Soluta é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.
- Solvente é a substância que dissolve o soluto.
Classificação das soluções
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as