Quimica
Metodologia de projetos de aprendizagem baseados em problemas
OBJETO DE ESTUDO:
Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas
REVISTA:
E Schlemmer - Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, 2010 - pead.ucpel.tche.br
Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas: Uma metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Ivan Coutinho Valenzuela.
Universidade Estadual de Maringá. O artigo apresenta metodologia de projetos de aprendizagem baseados em problemas e esta fundamentada na concepção epistemológica interacionista/construtivista, com objetivo de subsidiar práticas pedagógicas inovadoras que favoreçam a constituição de comunidades virtuais de aprendizagem em ambientes tecnológicos baseados na Web dentro do paradigma da sociedade em rede.
Os sistemas educativos encontram-se, hoje submetidos a novas restrições devido à quantidade, diversidade e velocidade de evolução do conhecimento A procura por formação nunca foi tão grande, obrigando uma mudança no sentido de uma necessidade cada vez maior de diversificação e de personalização. Lévy (1999), afirma que: "Os indivíduos toleram cada vez menos seguir cursos uniformes ou rígidos que não correspondem as suas necessidades reais e à especificidade de seu trajeto de vida”. (Lévy, 1999, p. 169). Nesse contexto, surge a ampliação dos espaços educacionais, e, as redes de informação e comunicação podem servir como meio para criar e disponibilizar esses novos espaços, possibilitando o desenvolvimento de uma inteligência coletiva.
Para isso faz-se necessário o estabelecimento de novos métodos de aquisição dos conhecimentos e de constituição dos saberes. O padrão da aprendizagem cooperativa nos leva a uma inteligência coletiva no domínio educativo. Nesse novo paradigma rompe-se com a idéia de "transmissão à distância", ou seja, a transferência de cursos clássicos (o que se faz num meio analógico