Quimica
Cal virgem cálcica: óxido de cálcio entre 100% e 90% dos óxidos totais presentes. Cal virgem magnesiana: Teores intermediários de óxido de cálcio, entre 90% e 65% dos óxidos totais presentes. Cal virgem dolomítica: teores de cálcio entre 65% e 58% dos óxidos totais presentes.
No mercado global da cal, a cal virgem cálcica predomina, particularmente, pela sua aplicação nas áreas das indústrias siderúrgicas, de açúcar e de celulose. Todas elas são comercializadas em recipientes (plásticos, metálicos e outros) ou a granel, na forma de blocos (tal como sai do forno), britada (partículas de diâmetro 1 a 6 cm) ou moída e pulverizada (85% a 95% passando na peneira 0,150 mm). Outro tipo de cal muito comum no mercado é a cal hidratada. Ela é composta por um pó de cor branca resultante da combinação química dos óxidos anidros da cal virgem com a água. É classificada conforme o hidróxido predominante presente ou, melhor, de acordo com a cal virgem que lhe dá origem: A Cal Hidradata é utilizada na correção de pH em processo de clarificação de água potável e industriais. Pode ser usada para fins medicinais, em inseticidas, em adubos e alimentos para animais, na absorção de gás, como precipitante, desidratante e caustificante.
A Cal Hidradata
É empregada como reagente no processo ao sulfito, de fabricação de papel, como depilador de peles, na fabricação de aço de alta qualidade e na fabricação de cimento, no abrandamento de águas, na recuperação da amônia formada como subproduto, e na fabricação de sabão, de borracha, de vernizes, de refratários e de tijolos a sílica e cal. A Cal Hidradata é usada como matéria prima básica na produção de sais de cálcio.
Cal extinta
É uma conhecida reação química, a adição de água à cal viva ou conhecido hidróxido de cálcio. Largamente utilizado na fabricação de cola-cimento.
Principais Reaçoes da Cal
As condições que favorecem as reaçõesquímicas são a temperatura e a pressão.
Algumas reações para se processarem,