Quimica
Foram abrangidos no estágio em Farmácia de Manipulação os conhecimentos de legislação e técnicas de manipulações. Relações de controle de substâncias controle especial, controle de qualidade e Atenção em química, preparo de suspensões, cremes, pomadas, géis, soluções, xaropes, supositórios, cápsulas, entre outras; Onde os preparos de medicamento, o qual é prescrito pelo médico, especificando todos os seus componentes pelo nome químico, delimitando a sua concentração estabelecendo qual o veículo apropriado e a quantidade necessária para o tratamento completo. A ideia de manipulação vem de séculos, assim como suas técnicas básicas, porém, hoje o que ocorre, é uma aliança entre o conhecimento básico acumulado através dos tempos e os modernos aparelhos de aferição, bem como os princípios medicamentos os vínculos aperfeiçoados pela indústria química. Como resultado, é possível atingir-se um medicamento de excelente qualidade, e com precisão em sua dosagem.
1.1 JUSTIFICATIVA DO ESTÁGIO
1.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.3 ÁREA DE ESCOLHA
1.4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1.5 IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO O estágio na Farmácia de Manipulação foi muito importante e interessante por proporcionar na prática uma experiência que demonstra a importância do profissional farmacêutico como agente ativo e construtivo na área da saúde pública. Durante o estágio, foi possível aplicar conceitos teóricos abordados em diferentes disciplinas do curso de Farmácia-Bioquímica, como Deontologia, Farmacotécnica e Farmacologia. Também foi possível notar a importância destas disciplinas.
1.6 OBJETIVO
O principal objetivo do estágio na Farmácia-Alfa foi aprender as funções que o farmacêutico pode desempenhar na Farmácia de Manipulação, considerando as três principais áreas em que ele deve estar presente: administração da farmácia, manipulação de formulações e dispensação de medicamentos. O estágio proporcionou a vivência das rotinas desenvolvidas no ambiente da farmácia de manipulação,