Quimica
Introdução
Solubilidade é outra propriedade específica da matéria.
Dizemos que solubilidade é a capacidade que uma substância tem de se dissolver ou não em outra.
Se juntarmos duas ou mais substâncias e ocorrer uma dissolução, a substância que se dissolve é classificada como soluto e, a responsável pela dissolução do soluto, é classificada como solvente.
Caso as substâncias não se solubilizem, temos uma mistura heterogênea.
A solubilidade das substâncias depende de vários fatores como, por exemplo:
Natureza do soluto e do solvente: em geral, solventes polares dissolvem mais solutos também polares e solventes apolares, dissolvem solutos apolares.
Temperatura: geralmente a solubilidade de sólidos e líquidos é favorecida com o aumento da temperatura, mas para os gases é o inverso: quanto menor a temperatura, maior é a dissolução do gás.
Pressão: apenas os gases sofrem a influência da pressão e, nesse caso, se aumentarmos a pressão sobre um sistema que contém gás, maior será sua solubilidade.
As substâncias podem ser classificadas em: muito solúveis, solúveis, pouco solúveis e insolúveis em um determinado solvente. Na verdade, toda substância é solúvel em qualquer solvente. Ocorre que, para algumas, a solubilidade é tão pequena que ela é classificada como insolúvel. Por exemplo: A solubilidade do cloreto de prata em água, a 18°C é 0,00016g em 100mL de água, ou seja, seriam necessários 1000 L de água, à 20°C, para dissolver 1,5 g de cloreto de prata, então, num tubo de ensaio em laboratório dissolve-se nada ou quase nada.