Quimica
A emissão de poluentes é um dos assuntos maus debatidos em todo o mundo e quando esse tema é tratado, a poluição gerada por automóveis é sempre questionada. Em são Paulo, onde circulam cerca de cinco milhões de veículos, a média de congestionamento nos horários de pico é de cem quilômetros e esses carros parados jogam tonelada de gases no meio ambiente. A preocupação tem tomado corpo e ganha maiores proporções a cada dia, uma das ações tomadas para auxiliar na redução dos gases emitidos é o carro hibrido.
O carro hibrido é aquele que funciona com dois tipos de fontes de energia, juntos ou independentes, ele é uma cominação de um carro comum e um carro elétrico em um só sistema. Funciona com dois motores trabalhando juntos, um motor elétrico e um motor a combustão, que alavanca o poder da gasolina e da eletricidade.
O sistema reduz significativamente o consumo de combustível e as emissões de um automóvel comum, enquanto supera as deficiências de um carro elétrico. Fazendo com que assim, não se polua muito o meio ambiente e que o carro não perca significativamente a sua potência A maioria dos carros híbridos são compostos pelas baterias de Íon de Lítio e alguns com a bateria de hidreto metálico de lítio.
O carro traz uma série de particularidades como o seu peso alterado, a necessidade de recarga das baterias e diversos fatores diferentes dos carros comuns. Com milhões de automóveis circulando, o carro hibrido é uma boa solução a ser explorada, visando uma forma de diminuir os impactos ambientais na sociedade.