Quimica
Luz polarizada
A luz polarizada é aquela que se propaga em um único plano, ou seja, os planos de vibração elétrico e magnético não giram. Assim, se pudéssemos ver também de frente esse tipo de luz, veríamos o seguinte: A luz polarizada é obtida passando-se a luz natural por um polarizador (substância polarizadora). Um exemplo de polarizador que está presente em nosso cotidiano é a lente polaroide de óculos de sol e de lentes fotográficas. A luz não atravessa dois polaroides colocados perpendicularmente, isto é, a exatamente 90°.
Essa Luz polarizada é usada para estudar a atividade óptica dos compostos orgânicos. Quando ela atravessa determinada substância, pode ocorrer uma das três situações abaixo:
1. A vibração do plano da luz polarizada é desviada para a direita: Isso significa que o composto é opticamente ativo e ele constitui o isômero óptico denominado de dextrogiro.
2. A vibração do plano da luz polarizada é desviada para a esquerda: Isso significa que o composto é opticamente ativo e ele constitui o isômero óptico denominado de levogiro.
3. A vibração do plano da luz polarizada não é desviada: Isso significa que o composto é opticamente inativo. Pode ser uma mistura racêmica (50% do dextrogiro e 50% do levogiro) ou ser uma substância que não possui atividade óptica.
Dextrogiro
Designa a substância que tem a característica de fazer girar o plano da luz polarizada para a direita, em contraposição às substâncias levogiras.
Levogiro
Designa a substância que tem a característica de fazer girar o plano da luz polarizada para o sentido contrário ao das substâncias dextrogiras.