quimica
A combustão ocorre quando se tem três elementos: o combustível, o comburente (oxigênio) e a ignição. A combustão pode ser completa (em compostos orgânicos, todos os átomos de carbono são oxidados formando dióxido de carbono e água) segue a combustão completa de um isoctano C8H18(g) + 25/2 O2 (g) → 8 CO2(g) + 9 H2O(l) ou incompleta (quando tem a falta de oxigênio) C8H18(g) + 17/2 O2 (g) → 8 CO (g) + 9 H2O(l)Os três fatores (combustível, comburente, e ignição) compõem o triângulo de fogo, pois depois que se dá início à reação de combustão, a energia liberada sustenta a reação e permite que ela continue até que o combustível, o comburente ou o calor (energia liberada), acabe. Isso significa que ocorrerá uma reação em cadeia, sem um dos três elementos não haverá o triangulo completo consequentemente não haverá a combustão.
Já o combustão de GLP conhecido por gás liquefeito de petróleo é uma mistura de dois gases, propano e butano, podendo haver pequenas quantidades de outros gases e um aditivo para dar o cheiro, que podemos sentir quando há um vazamento, esse aditivo é o Tercbutilmercaptano.
Duas reações que podemos citar em comum é
C3H8 + 5 O2 = 3 CO2 + 4 H20 (C3H8 é o propano)
C4H10 + 13/2 O2 = 4 CO2 + 5 H2O (C4H10 é o butano. 13/2=6,5)
1º postulado – A energia emitida (ou absorvida) por um sistema atômico não é contínua, como mostrado pela eletrodinâmica, mas se processa através de transições do sistema de um estado estacionário para algum outro diferente.
Portanto, um átomo só emite radiação (seja ela de qualquer comprimento de onda, na região do visível ou não) caso seja excitado de algum modo, saindo, assim, de um estado estacionário (permanente e constante).
2º postulado – Radiação de frequência bem definida é emitida por um sistema atômico quando há transição de elétron entre camadas. Sendo a energia total liberada pela transição desse elétron definida por E = hf, onde f = frequência da radiação (em hertz) e h = constante de Planck