Quimica
CAPACITÂNCIA
Engenharia Mecânica
Prof°
Capacitância
Capacitância é a capacidade de um objeto para armazenar uma carga elétrica; um capacitor é um dispositivo projetado especificamente para armazenar uma carga elétrica. O número de elétrons de um capacitor pode para armazenar para uma determinada tensão é uma medida da sua capacidade. Capacitância (C) pode ser medida como a proporção entre a carga eléctrica do objecto (Q, medido em coulombs) para a tensão através do objecto (V, medido em volts). Isto é,. A unidade de medida para a capacitância é um farad. Um farad é igual a um coulomb por volt.
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de capacitância é o farad (F), no entanto essa é uma medida muito grande e que para fins práticos são utilizados valores expressos em microfarads (μF), nanofarads (nF) e picofarads (pF). A capacitância de um capacitor de placas paralelas, ao ser colocado um material dielétrico entre suas placas, pode ser determinado da seguinte forma:
Onde: ε0 é a permissividade do espaço;
A é a área das placas; d é a distância entre as placas do capacitor.
A capacidade eletrostática depende de dois fatores: o formato do condutor e o meio onde ele está imerso. Para exemplificar, vamos considerar um condutor de forma esférica. Para esse condutor em particular, temos a sua capacidade eletrostática dada pela seguinte equação matemática.
C=Rk
R é o raio do condutor e k é a constante eletrostática do meio. Observe que quanto maior for o raio do condutor, maior será a sua capacidade eletrostática. De maneira simples, quando alteramos a forma de um condutor em particular, alteramos uma grandeza que traduz a capacidade desse condutor em armazenar cargas elétricas.
Capacitores
Também chamado de condensador, ele é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído