quimica
2- O refino é constituído por uma série de operações de beneficiamento onde o petróleo é submetido para a obtenção de produtos específicos. A primeira etapa no refino do petróleo consiste em separá-lo em frações, de acordo com sua massa molecular. Esse processo se realiza em uma coluna de aço cheia de “obstáculos" em seu interior onde o petróleo é pré-aquecido e introduzido próximo a base desta coluna, as moléculas menores conseguem atravessar esses obstáculos e chegar ao topo da coluna. As frações mais pesadas não conseguem chegar ao topo da coluna, se acumulando-nos diversos níveis da mesma.
3- O termo “craqueamento” vem do inglês to crack, que significa “quebrar”. E é exatamente isso que é feito nesse processo, ocorre a quebra de moléculas longas de hidrocarbonetos de elevada massa molar em outras de cadeia menor e massa molar mais baixa. É um processo importantíssimo que permite que a partir de um único composto se obtenham vários compostos de moléculas menores, que são usados para várias finalidades.
Nesse processo se reformulam ou reestruturam as moléculas dos derivados do petróleo, podendo transformar hidrocarbonetos de cadeia normal em ramificada, ou hidrocarbonetos de cadeia normal em hidrocarbonetos de cadeia cíclica ou aromáticos. Esse processo é importante, pois permite melhorar a qualidade da gasolina, sendo que quanto mais ramificações e cadeia cíclicas e aromáticas o hidrocarbonetos tiver, melhor será o desempenho da gasolina nos motores dos automóveis.
4- O índice de Octano mede a resistência de um combustível a auto-inflamar-se. Quanto mais elevado for o índice, mais resistente é o combustível à detonação, é o fenômeno denominado de autodetonância.
5- Combustão completa: A