Quimica
QUÍMICA
PROPANO
SÃO PAULO
11/03/2013
Sumário
INTRODUÇÃO
A escolha dessa substancia como base para produção deste projeto se deu pelo fato da sua simplicidade e importância na atual sociedade. O propano atualmente é de grande importância econômica mundial, pois ele juntamente a um amontoado de outras substancias forma o GLP (gás liquefeito de petróleo) também conhecido como gás de cozinha.
O QUE É PROPANO
O propano é um hidrocarboneto que nas condições normais de ambiente se encontra na forma gasosa, ele é um gás incolor, inflamável, não toxico e possui o odor particular de gás natural. É constituído por três átomos de carbono e oito átomos de hidrogênios.
Normalmente é derivado de outros produtos do petróleo, durante o processamento de óleo ou gás natural. Formula estrutural do Propano: Formula molecular do Propano:
APLICAÇOES
Quando comburente vendido como combustível, ele também é chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP), que é uma mistura de propano com pequenas quantidades de propileno, butano e butileno, mais etanotiol como odorizante para impedir que o normalmente inodoro propano deixe de ser identificado quando em vazamentos. Ele é usado como combustível para fogões e em motores de automóveis.
Outro uso do propano é como propulsor para sprays aerossóis, especialmente após o banimento dos CFCs. Em seu estado puro, o propano tem sido largamente utilizado como: refrigerante químico; na refinação de petróleo; em operações de processamento de gases e como solvente seletivo para remover componentes de asfalto das frações de óleo cru com pontos de ebulição mais altos.
EFEITOS NO SER HUMANO
Essencialmente o propano não é toxico, porém, tem efeito levemente anestésico além de ser levemente irritante às membranas mucosas. No Brasil o anexo 11 da