Cronica
Curso de Graduação em Letras Português/Literatura
DARLAN VAZ DA SILVA
CRÔNICA DO COTIDIANO E SUAS REPRESENTAÇÕES.
Itaperuna/RJ
2013
DARLAN VAZ DA SILVA
CRÔNICA DO COTIDIANO E SUAS REPRESENTAÇÕES.
Segunda Leitura de Pesquisa apresentada como requisito para o Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário São José de Itaperuna .
Orientador: Prof. Ms. Lenise Ribeiro Dutra.
Itaperuna/RJ
Setembro/2013
Crônica do Cotidiano e Suas Representações:
Resumo
Este trabalho tem como objetivo contemplar a crônica por meio da linguagem verbal e explorar há temática do cotidiano na vida ou seja no cotidiano em que vivemos, Luiz Osvaldo Rodrigues (LOR), premiada em 4°lugar no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 1980 e publicou pela Imprensa Oficial na coletânea “Piracicaba 30 anos de Humor”, por José Machado e Heitor Gaudenci Junior em 2003, e a crônica de Luis Fernando Veríssimo publicada em 1999 na coletânea “Historias Brasileiras de Verão” sob o título “Momento Propício” com um acentuado senso de humor explorado e sarcasmo na linguagem.
Palavras Chave: Crônica/Cotidiano.
Introdução
Este artigo tem como base fundamental a pesquisa sobre crônica, procurando compreender as diferenças e semelhanças produzidas pelas observações e referências no cotidiano pelo texto, por meio da linguagem verbal e escrita. Observa-se um interesse nos últimos tempos pelo efêmero, pelo humor rápido, pela critica,pelo reconhecimento de si mesmo, pela agilidade na informação. Tendências da sociedade moderna (ou pós-moderna) que ri de si mesma, assim o humor consistiria no sentimento do contrário, provocado pela reflexão, que não se oculta nem se converte em forma de sentimento, mas em seu contrário, em sua negação, acompanhando o sentimento