quimica
Foi um movimento artístico que teve seu início em meados do século XVIII, estendendo-se até a metade do século XIX. O tema central dessa estética foi a “liberdade do indivíduo em relação ao poder dominante da aristocracia”. Com isso, externa-se a emoção e o sentimentalismo. Os românticos buscam uma arte individualista, em que o “eu” torna-se o centro de tudo.
O nacionalismo, o sentimentalismo, o subjetivismo e o irracionalismo são características marcantes do romantismo inicial.
O Romantismo busca explicar o nacionalismo e a valorização do passado, voltando-se ao amor medieval, que passa a ser o tema de grandes romances e poemas.
Suas características:
Voltar ao passado para fugir dos conflitos do mundo atual;
Supervalorização das emoções pessoais;
Excessiva valorização do eu, gerando egocentrismo;
A natureza passa a ser o tema poético para o romântinco;
A criação é um ato de liberdade.
Movimento sociocultural:
Revolução Industrial(século XIX);
Revolução Francesa (1789);
Consolidação do sistema capitalista(século XVI).
OBRA
Amor de perdição
Amor de perdição foi sua obra mais conhecida , pelo fato de ser uma novela que relata a historia de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque .
As famílias dos namorados Simão Botelho e Teresa de Alburquerque estão , há muito tempo , brigadas e fazem de tudo para separá-los .Simão é mandado para Coimbra. Teresa, para não aceitar a alternativa odiosa de casar-se com o primo Baltazar Coutino , ingressa num convento .
A parte trágida desse romance começa quando Simão vai procurar a amada no convento e fere mortalmente o seu rival . Condenado , Simão tem de rumar para o auxílio . Quando o navio começa a largar, Simão ainda avista a amada de longe , e a cena em que Teresa lhe acena com o lencinho , do convento de Monchique , é uma das mais permanentes e toda a história da novela amorosa .
Trata-se de um romane de explosão passional , em que a razão se mostra frágil e incapaz de reltivizar os eventos ou