Quimica
Este projeto fundamenta-se em um plano de aula direcionado ao 2º ano do Ensino Médio para a disciplina de Química, que terá como conteúdo específico a Cinética Química e os fatores que afetam a velocidade das reações. Dentro de um enfoque construtivista de ensino e ações experimentais que possam tornar a aula prazerosa e curiosa para os alunos, pretende-se despertar no educando o interesse pela investigação do fenômeno problematizado e uma possível busca pela solução do problema. Neste processo não cabe ao professor passar ao aluno um conhecimento acabado resultado de conteúdos decorados, mas sim, uma interação entre os conteúdos explanados na sala de aula e suas relações dentro e fora da escola.
2) Justificativa
Tem-se por objetivo aplicar de forma significativa e problematizadora o conteúdo de cinética química aos alunos do Ensino Médio. Sabendo que trata-se de uma área da química de grandes aplicações, onde é possível identificar situações presentes no cotidiano dos alunos, será oportuno a utilização de atividades experimentais, como menciona Carrasco (1991) apud
“... as aulas de laboratório devem ser essencialmente investigações experimentais por meio dos quais se pretende resolver um problema”.
Sendo assim, se a escola não dispuser de um laboratório, cabe ao professor como agente meticuloso e criativo proporcionar, mesmo que em sala de aula, condições para que uma prática simples, porém, construtiva possa ser realizada. Segundo Ribeiro (1955)
... aparelhos e montagens improvisadas, executadas com recursos mais modestos laboratórios, deve ser considerada não como uma solução de emergência, mas ao contrário, como uma nova técnica desejável para desenvolver as capacidades construtivas e inventivas do estudante.
Logo, de forma sistemática pode-se proporcionar um momento para as atividades experimentais dentro da sala de aula.
3) Objetivos