Quimica
Nesta prática o objetivo é o estudo da eficácia do extrato de repolho roxo como indicador ácido-base. As antocianinas, pigmentos da classe dos flavonóides, são responsáveis pelas cores: azul, violeta, vermelho e rosa de flores e frutas, e uma de suas principais características como o aproveitamento didático no ensino de equilíbrio ácido-base é sua mudança de coloração em função do pH do meio em que são inseridas.
Um dos métodos para saber se uma solução é ácida, base ou neutra é adicionar uma pequena porção de um composto chamado de indicador ácido-base. Esse indicador quando em contato com as várias soluções tem sua coloração alterada devido ao pH das mesmas.O pH de uma substância indica se uma solução líquida é ácida (pH < 7), neutra (pH =7) ou básica (pH > 7).Indicadores ácido-base (indicadores de pH), são normalmente ácidos ou bases fracas que quando adicionados a uma solução ligam-se aos íons H+ ou OH-. Essa ligação promove uma mudança na configuração eletrônica dos indicadores de pH, alterando assim a sua coloração.Por este processo não podemos precisar o valor do pH da solução, e sim estimar através de sua coloração se ele tende a ser ácida ou básica. Sendo assim, verificou-se o comportamento do extrato de repolho roxo como indicador natural ácido-base nos produtos de cunho doméstico e comercial devido a sua ampla faixa de coloração.
03
Objetivos
Nesta experiência a função é identificar se as substâncias são ácidas ou básicas, utilizando como indicador o suco de repolho roxo.
Materiais
9 tubos de ensaio
1 conta gota
1 bastão
1 béquer
1 espátula
Água destilada
Reagentes
Água sanitária
Bicarbonato de sódio
Vinagre
Leite
Detergente líquido
Soda cáustica
Álcool comum
Refrigerante
incolor comum
Xampu
Suco de repolho roxo
Procedimento / Metodologia
Para testarmos a acidez e basicidade de cada reagente, colocamos em um tubo de ensaio 5 ml de água destilada, 5 ml do