quimica
LICENCIATURA EM QUÍMICA
QUÍMICA GERAL I
FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS
Ednei de Oliveira
Professora: Maria Alice
CARATINGA 2014
Introdução
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. São exemplos de fenômenos químicos: o enferrujamento do ferro, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese realizada pelos vegetais, a combustão, etc.
Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. São exemplos físicos: a queda de um corpo, a dilatação dos corpos, os pontos de fusão e ebulição, etc.
Objetivo
Identificar a diferença entre uma simples mistura de substâncias e uma reação química. Verificar as diferenças entre os fenômenos físicos e químicos através de processos experimentais.
Materiais e métodos
Utilizando uma espátula colocou-se uma pequena porção de carbonato de cálcio (CaCO2) em um béquer, que foi levado à capela. Em seguida a capela foi ligada, adicionou-se ao mesmo béquer 3 mL de ácido clorídrico(HCl) e observamos por alguns minutos.
Utilizando uma pipeta colocou-se 1 mL de solução de sulfato de sódio(Na2SO4) em um tubo de ensaio e adicionou-se 1 mL de solução de cloreto de bário(BaCl2). Em seguida agitou o tubo de ensaio, observamos e este foi colocado na estante.
Colocou-se em um tubo de ensaio 5 mL de água de barita(solução de hidróxido de bário). Em seguida foi introduzida a ponta de uma pipeta na solução, e soprou a solução.
Usando uma pinça de aço segurou-se um pequeno pedaço de magnésio metálico(Mgo). Em seguida a ponta do metal foi introduzida na chama do bico de busen.
Discussão
Quando adicionamos o ácido clorídrico(HCl), que é um líquido incolor, ao carbonato de cálcio(CaCO3), que é um pó de cor branca,