quimica
Objetivos de Aprendizagem
Ao final desta unidade, você será capaz de:
Conhecer a evolução histórica do átomo;
Conhecer os aspectos químicos dos fogos de artifício.
1. Em 1911, Rutherford realizou um experimento que consistiu em bombardear uma finíssima lâmina de ouro com partículas α emitidas por um elemento radioativo e observou que:
A grande maioria das partículas α atravessa a lâmina de ouro sem sofrer desvios ou sofrendo desvios pequenos;
Uma em cada dez mil partículas α era desviada para um ângulo maior de 90o.
Com base nas observações acima, a que conclusão chegou Rutherford quanto à estrutura do átomo? R: A Teoria sobre a estrutura do átomo, segundo esta teoria, o átomo teria um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo mas teria grande massa e, ao redor deste, os elétrons, que descreveriam órbitas em altas velocidades, para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo. A eletrosfera - local onde se situam os elétrons - seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um espaço vazio.
.
2. As diferentes cores produzidas por distintos elementos são resultado de transições eletrônicas. Ao mudar de camadas em torno do núcleo atômico, os elétrons emitem energia nos diferentes comprimentos de ondas, e cores. Qual o nome do cientista do modelo atômico proposto? Justifique sua resposta.
R: Niels Bohr. O MODELO ATÔMICO DE BOHR. Propôs que cada nível eletrônico possui quantidades determinadas de energia, para manter os elétrons em sua órbita e não permitir que caíssem no núcleo. Os níveis mais internos teriam menor energia, enquanto os mais externos. Seriam os mais energéticos.
Assim, quando recebem energia, os elétrons "saltam" para níveis mais energéticos. Quando perdem a energia que absorveram, volta para sua camada inicial, liberando a energia absorvida em forma de luz. Elementos diferentes são capazes de absorver e, portanto, de liberar