quimica
A Professora Teresa Bernardo
Física Química - A
Ano____ Turma ____ Grupo____
Alunos
RELATÒRIO on - aula
Trabalho N.º ______ DATA____ / ____ / ____
Título: Apl ____ -
Página …. do manual
1. Fundamentação Teórica
O amoníaco (NH3) é um gás incolor, irritante, inflamável, tóxico e de odor característico e sufocante, muito solúvel na água. A síntese industrial de amoníaco é feita pelo processo de Haber-Bosch, descoberto devido à necessidade de disponibilizar uma maior quantidade de alimentos com o aumento da população mundial, visto que o amoníaco possuía azoto na sua constituição, elemento essencial ao desenvolvimento das plantas. O amoníaco é principalmente usado na síntese de fertilizantes e de catalisadores, na produção de ácido nítrico e como refrigerante. É obtido a partir do azoto atmosférico e do hidrogénio proveniente do gás natural, segundo a seguinte equação química:
N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g)
Existem adubos simples e adubos compostos, sendo que os primeiros os que contêm apenas um elemento fertilizante (azoto, fósforo ou potássio). Os segundos contêm pelo menos dois dos três elementos fertilizantes referidos. Para além disso, existem também os adubos orgânicos, que se obtêm a partir de matéria de origem vegetal ou animal como, por exemplo, a uréia, o estrume e os adubos verdes.
A presença de amoníaco e de compostos de amónio é comum em produtos de limpeza e em adubos é possível de identificar através de testes laboratoriais.
Propõem-se quatro testes para cada uma das amostras sendo os resultados obtidos objecto de análise com vista à conclusão sobre a natureza da amostra ensaiada (ter ou não ter amoníaco ou compostos de amónio na sua composição):
. Teste A - fumos brancos de NH4Cl (s);
. Teste B - detecção do carácter alcalino de uma solução;
. Teste C - formação de um composto sólido amarelo – acastanhado;
. Teste D - formação de um