quimica
2) Preencha a tabela com as partículas subatômicas e respectivas propriedades.
Partícula Massa
Relativa (u)
Carga relativa Região do átomo na qual esta partícula se localiza
3) O que é número atômico?
4) Dê a representação do átomo de iodo (consulte o símbolo na Tabela Periódica) contendo 53 prótons, 74 nêutrons e 54 elétrons.
5) O íon do átomo de um elemento químico X é bivalente positivo, e tem 18 elétrons. Quantos prótons devem ter este elemento? Consulte uma tabela periódica e dê o nome real deste elemento químico.
6) Compare o átomo de Enxofre S (Z=16) com seu íon mais estável. Para isso: a - apresente o diagrama de Linus Pauling completo b - faça a distribuição eletrônica do enxofre c - dê o número de prótons do átomo e do íon mais estável d - dê o nº de nêutrons do enxofre e do íon mais estável. Dado: massa atômica do enxofre=32u. e - dê o nº de elétrons do átomo de enxofre e de seu íon mais estável e justifique sua resposta
7) Quando um ou mais elétrons são removidos de um átomo, a partícula resultante é um íon positivo. Explique.
8) Consulte uma tabela periódica e dê o número total de elétrons presentes nos seguintes átomos ou íons: N, O, O-2, Sr+2, Sn+4.
9) Mostre a representação de um átomo do elemento químico cálcio (consulte o símbolo na tabela periódica), cujo número de prótons é 20, e o número de massa é 40.
10) Se o átomo do exercício acima estiver no estado fundamental e neutro, quantos elétrons ele possui?
11) Indique o nº atômico e o nº de massa de um átomo com 13 prótons e 14 nêutrons.
12) Indique o nº de prótons, nêutrons e elétrons nos átomos representados abaixo: 13) Considere a representação do átomo . Responda qual é:
a) o nº prótons d) o nº de partículas com carga positiva
b) o nº de nêutrons e) o nº de