Quimica
Existem varias técnicas de aquecimento de substancias, com as experiências elaboradas no laboratórioexplica-se algumas dessas formas. Cada substancia tem seu ponto de fusão e ebulição, sua resistência ao aquecimento e o tempo de processo a serem analisadas pára a escolha do sistema de aquecimento ideal. Foram feitas analises compalitos de madeira, água mineral (comum retirada da torneira), água destilada, sulfato de cobre, solução de cloreto de sódio aquecida sobre a areia. Obtendo assim formas diferentes de aquecimento aplicadas em um laboratório químico.
Bico de Bunsen
O bico de Bunsené um dispositivo usado para efetuar aquecimento desoluções em laboratório. Este queimador, muito usado no laboratório, é formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás (GLP) que entra através da mangueira.
PROCEDIMENTOS
1º TESTE: Conhecendo o bico de Bunsen
Um bico de Bunsen foi colocado acesocom a chama azul (chama mais quente), e foi elaborado o teste com os palitos de madeira, queimando-os por três segundos em partes diferentesda chama, onde se pode ver a intensidade da chama. Foi feito também a experiência com a chama do bico de Bunsen amarela (chama menos quente).
2ºTESTE: Aquecimento de liquido no copo de béquer
Colocou-se200 ml de água (comum retirada da torneira) em um béquer em cima de uma tela de amianto, sobre um tripé com o bico de Bunsen com chama azul,os aquecendo.
Forammedidos os valores de temperatura minuto a minuto com um termômetro de mercúrio chagando aos resultados da rampa de aquecimento da substancia.
3º TESTE: Aquecimento em banho Maria com água destilada
Colocou-se água destilada em 1/3 do tubo de ensaio dentro do béquer com água em cima de uma tela de amianto, sobre um tripé com o bico de Bunsen osaquecendo. Com o termômetrodentro do tubo de ensaio pode-se medir os valores de temperatura minuto a minuto.
4ºTESTE: Aquecimento de água destilada com tubo de