epic
Essa experiência tem como objetivo a familiarização e aprendizado da utilização correta do instrumento de medida “Paquímetro”, através da medição do comprimento e do diâmetro de um cilindro (N vezes). E uma vez com tais medidas, aplicar nelas a Teoria dos Erros para análise dos dados experimentais. Para a realização da experiência utilizamos um paquímetro e um cilindro.
O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa.
As superfícies do paquímetro são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20°C.
O paquímetro universal é utilizado em medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Trata-se do tipo mais usado e que utilizaremos em nosso experimento.
Quando o paquímetro está fechado, o zero do nônio coincide com o zero da escala principal.
As medidas com paquímetro são efetuadas da seguinte forma:
A peça cujo comprimento desejamos medir é colocada entre as esperas. Tais esperas devem ficar completamente encostadas na peça.
O comprimento da peça é dado pelo n° na escala principal que corresponde à posição imediatamente inferior ao zero do nônio. Somamos a este número o décimo do valor lido no nônio que melhor coincide com algum número da escala principal.