quimica
Curso: Farmácia - Biomedicina - 7o período
Prof. Dr. Carlos Eduardo Delay
Disciplina: Saúde Ambiental
AULA PRÁTICA 03: DETERMINAÇÃO DA ALCALINIDADE DA ÁGUA
1. INTRODUÇÃO
É a medida total das substâncias presentes numa água, capazes de neutralizarem ácidos. A alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia.
A determinação da alcalinidade de uma água pode fazer-se por titulação com uma solução aferida de um ácido forte. A alcalinidade da água é muitas vezes expressa empregando-se os termos TA e TAC.
O primeiro termo TA corresponde aos valores determinados na titulação utilizando a fenolftaleína como indicador enquanto que, o segundo termo, TAC, corresponde a titulação utilizando-se o alaranjado de metila como indicador.
Utilizando a fenolftaleína como indicador, detecta-se o ponto de equivalência correspondente ao bicarbonato, o que permite medir a alcalinidade devida ao hidróxido e metade da alcalinidade devida ao carbonato. Utilizando o alaranjado de metila detecta-se o ponto de equivalência correspondente ao ácido carbônico, o que permite medir a alcalinidade total. A alcalinidade é expressa em miligramas de carbonato de cálcio por litro (ou ppm de CaCO3).
2. OBJETIVOS
O objetivo da aula prática é determinar a alcalinidade da água, através do método clássico de titulação ácido-base.
3. MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAIS REAGENTES E EQUIPAMENTOS conta-gotas Amostras de água copo de béquer, proveta (100 mL) Solução aquosa de H2SO4 (0,02 N) pipeta volumétrica (10 mL) Solução alcoólica de fenolfataleína (indicador) bastão de vidro, funil de vidro Solução alcoólica de alaranjado de metila (indicador) erlenmeyer (250 mL) Fita de pH bureta (25 mL) pHmetro
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A) Com Fenolftaleína
Adicionar aproximadamente 50 ml da amostra de água no Erlenmeyer de 250 mL.
Pingar 2 gotas de