QUimica
1ª Etapa:
S(S) + O2 → SO2 (g)
2ª etapa:
2 SO2 (g) + O2 → 2 SO3
3ª ETAPA:
SO3(g) + H2O (l)→ H2SO4(l)
B- HNO3- O ácido nítrico é muito utilizado pela indústria química, principalmente em processos de nitrificação de composto orgânicos, na fabricação de explosivos, fertilizantes agrícolas, vernizes, celuloses, salitre (nitrato de potássio), pólvora negra, trinitrolueno (TNT), nitroglicerina (dinamite), seda artificial, ácido benzoico, fibras sintéticas, galvanoplastia, ácido pícrico, nylon, entre outros.
Na indústria metalúrgica, o ácido nítrico é utilizado para a refinação de metais preciosos, como o ouro e a prata. Na indústria de impressão é usado como agente de gravação em fotogravura e litografia. É utilizado pelos fotógrafos que utilizam filmes de nitrocelulose e pela indústria farmacêutica, na composição e na destruição de medicamentos.
O ácido nítrico é obtido pela reação do dióxido de nitrogênio (anidrido nítrico, NO 2 ) com a água.
3 NO 2 + H 2 O → 2 HNO 3 + NO
Normalmente, o óxido nítrico produzido pela reação é reoxidado por oxigênio no ar para produzir dióxido de nitrogênio adicional.
c- HCl- Em indústrias e laboratórios, o ácido clorídrico encontra uma gama de utilidades enorme podendo ser utilizado para:
Hidrólise ácida de madeiras;
Limpeza de equipamentos, chamada também de decapagem, que é a remoção das camadas de metal oxidado;
Utilizado como catalisador em reações orgânicas que precisam ser realizadas em pH baixo;
Produção de cloretos metálicos;
Acidificação de poços de petróleo.
Regeneração de resina de troca iônica, ele retira os íons trocados retidos na resina, deixando-a pronta para nova utilização;
O ácido clorídrico é preparado dissolvendo-se cloreto de