quimica
As razões do bandeirismo
Pode-se dizer que a penetração dos bandeirantes a partir de São Paulo, em direção ao Rio Grande do Sul. Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais foi facilitada pelas melhores condições da vegetação, relevo, clima e rios navegáveis, além do fato de os homens de Piratininga estarem livres, no planalto, dos ataques estrangeiros que assolavam o litoral na época. Contudo, foi a pobreza do, habitantes de São Paulo que impulsionou o movimento bandeirista.
Antes que terminasse o século XVI, a capitania de São Vicente já estava mergulhada em profunda decadência. O solo pobre das terras litorâneas e o limite imposto pela serra do Mar, além da distância da metrópole, inviabilizaram a economia açucareira. Parte da população vicentina abandonou o litoral, deslocando-se para o planalto de Piratininga, onde o quadro econômico, contudo. não apresentava alterações sensíveis.
Dessa forma, isolados no planalto, desprovidos de uma lavoura de porte capaz de atrair os interesses metropolitanos e produzindo uns poucos gêneros, destinados basicamente à subsistência, os bandeirantes foram impulsionados a buscar novas riquezas nos sertões: índios que poderiam ser vendidos como escravos e metais preciosos.
São Paulo na época dos bandeirantes
A vila de São Paulo, no início do século XVII, era bastante pobre e sua população se constituía, na sua maioria, de mamelucos (mistura do branco com o índio). Como era