Quimica
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECONOLOGIA
RAFAEL LEMOS DOS SANTOS
TELMA DIAS DA COSTA
THAIANNE ALMEIDA COIMBRA
VAGNER RAMOS LUIZ
RECONHECIMENTO DE VIDRARIAS E MEDIDAS DE VOLUME
Teófilo Otoni
2012
RAFAEL LEMOS DOS SANTOS
TELMA DIAS DA COSTA
THAIANNE ALMEIDA COIMBRA
VAGNER RAMOS LUIZ
RECONHECIMENTO DE VIDRARIAS E MEDIDAS DE VOLUME
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina Química tecnológica I, no curso de Bacharelado em ciência e tecnologia, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Prof.Dr. Márcio César Pereira
Teófilo Otoni
2012
Sumário
Sinopse
O presente relatório discorre sobre o primeiro contato a com vidrarias que são utilizadas habitualmente em laboratórios para medir volumes analisando quais delas possuem maior ou menor precisão e exatidão. Para tal foi necessário o trabalho com algarismos significativos para tornar mais verossímil possível os volumes medidos, bem como o cálculo realizado com estas aferições. Ao longo da prática foram tomadas todas as precauções possíveis no sentido de minimizar as chances de erro por falta de atenção.
Introdução
A utilização de vidrarias para medir o volume de substâncias requer o conhecimento dos materiais disponíveis e o manuseio correto, a fim de atingir as finalidades específicas.
O uso de um equipamento necessita de uma avaliação previa das condições em que o experimento será realizado, com o objetivo de atingir o melhor resultado. Neste contexto, é de suma importância saber utilizar medidas de volume e expressa-las corretamente, aprendendo a lidar com o principio de incerteza através de algarismos significativos.
O sucesso no uso destes instrumentos exige uma distinção entre exatidão e