quimica
TÍTULO:
Data:
N°
Turma:
Grupo:
Nome completo do(s) aluno(s) presente(s)
RA
Assinatura
1
2
3
4
5
6
Obs.: Colocar somente o nome do(s) aluno(s) presente(s) na aula. O Prof. não aceitará esta folha se for colocado o nome de aluno(s) ausente(s), ou seja, que não está(ão) presente(s), isto é, que faltou(aram) na aula. Somente o(s) aluno(s) presente(s) terá(ão) direito a nota de relatório correspondente a respectiva aula.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Protocolo de entrega
Data:
Turma:
TÍTULO:
Sim
Nome:
Assinatura:
Não
Nome:
Assinatura:
Grupo:
Nomes:
Aula 6
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
1 INTRODUÇÃO
É muito difícil encontrar na natureza as substâncias em seu estado puro, mas quando estão misturadas elas não perdem suas características químicas. Estas misturas podem se apresentar de duas maneiras: mistura homogênea ou mistura heterogênea.
Misturas homogêneas são misturas nas quais não é possível identificar seus componentes, formando o que se chama de sistema monofásico (ou seja, a mistura dessas substâncias somente produz uma única fase). Exemplo: água com álcool; após misturar essas duas substâncias é impossível distinguir o álcool da água.
Misturas heterogêneas são misturas onde é possível identificar seus componentes visualmente (ou até mesmo com instrumentos de aumento como microscópios, por exemplo), ou seja, apresenta mais de uma fase sendo chamadas de polifásicas. Exemplo: água com óleo; neste caso o óleo e a água formam 2 fases distintas. Existem muitos processos para separação de misturas, mas o método a ser empregado depende das condições materiais para utilizá-lo e do tipo de mistura a ser separado. 1.1 Imantação
Esse processo é utilizado para separar material metálico de material não metálico pelo uso de um imã.
1.2 Filtração
Esse processo é utilizado para