Quimica
É a exposição de um objeto ou de um corpo à radiação e também é o ato ou efeito de irradiar determinado campo eletromagnético ou partícula através do espaço em determinado tempo. No caso da radio frequência, esta irradia-se a partir de um sistema irradiante, este é composto de um sistema de transmissão (transmissor), uma linha de transmissão e uma antena.
Exemplos de radiação a luz visível e a luz infravermelha emitidas por uma lâmpada incandescente, a radiação infravermelha emitida por animais e detectada por câmeras de infravermelho, e microondas cósmicas.
Qual a diferença entre irradiação e contaminação? Uma contaminação, radioativa ou não, caracteriza-se pela presença de um material em local indesejável. A irradiação é a exposição de um objeto ou um corpo à radiação, o que pode ocorrer a alguma distância, sem necessidade de contato.
O que é contaminação radioativa?
A contaminação radioativa é a presença de material radioativo em local indevido. Pode ocorrer no meio ambiente, nos lugares públicos, nas pessoas etc. Efeitos somáticos.
Os efeitos somáticos surgem de danos nas células do corpo, e apresentam-se apenas em pessoas que sofreram a irradiação, não interferindo nas gerações posteriores.
Os efeitos que ocorrem logo após (poucas horas a semanas) uma exposição aguda são chamados de imediatos. Os efeitos que aparecem depois de anos ou décadas são chamados tardios.
A gravidade dos efeitos somáticos dependerá basicamente da dose recebida e da região atingida. Isso se deve ao fato de que diferentes regiões do corpo reagem de formas diferentes ao estímulo da radiação. Alguns exemplos de efeitos somáticos imediatos produzidos por exposição radioativa aguda (doses elevadas, da ordem de Grays) são:
• Sistema hematopoiético: leucopenia, anemia, trombocitopenia etc.
• Sistema vascular: obstrução dos vasos, fragilidade vascular etc.
• Sistema gastrointestinal: secreções alteradas, lesões na mucosa etc.
Os efeitos somáticos tardios