quimica
Biodiesel é um éster de ácido graxo, renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Na produção do biodiesel podem-se obter mais dois subprodutos uma fase aquosa que é descartada por não ter utilidade, outro subproduto que é obtido no processo é a glicerina que pode possuir uma utilidade na indústria de sabonete, por exemplo, fazendo com que o custo do biodiesel seja diminuído com a venda da glicerina que é produzida no processo. E finalmente se obtém o biodiesel como ultimo produto do processo de obtenção do biodiesel através do óleo vegetal. Esses produtos são obtidos na separação por um funil de separação, sendo o biodiesel o ultimo a ser retirado do funil de separação.
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de obtenção do biodiesel através de gordura animal e de óleos vegetais. Para incentivar o desenvolvimento sustentável e prevenção ao ambiente.
CONCLUSÃO
A produção de biodiesel não levanta, a nível laboratorial, problemas de maior, se forem tidas em conta as regras de segurança adequadas aos reagentes utilizados.
A sua produção em larga escala poderá contudo ter que enfrentar questões de natureza não científica, nomeadamente associadas aos interesses dos lobbies petrolíferos, produção agrícola,…
A utilização do biodiesel em larga escala apresentaria, contudo, vantagens, tanto ao nível socioeconômico como também ambiental, face aos combustíveis tradicionais. Além de ser uma