quimica
Aluminio:
O alumínio é um elemento químico de símbolo (Al) que possui o numero atômico (13), ou seja, 13 prótons e 13 elétrons com massa atômica aproximadamente de 27 u.
É um elemento metálico de grande abundancia na natureza. Devido o alumínio ser leve, ter uma boa condutividade elétrica, resistência a corrosão e baixo ponto de fusão que é quando um elemento passa do estado solido para o estado liquido. O alumínio é utilizado em diversas aplicações, principalmente nas soluções de engenharia aeronáutica.
O custo para reciclagem do alumínio é baixo o que aumenta sua vida útil e a estabilidade no seu valor, devido ser necessário uma grande utilização de energia para sua obtenção gera implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo na produção do alumínio primário.
(fonte: http://pt.wikipedia.org)
Obtenção:
Da Bauxita uma rocha avermelhada que nasce a partir da transformação de minérios pela ação do clima em ambiente tropical, é retirado o alumina que por meio de redução é transformada em alumínio.
(fonte: www.mrn.com.br)
Características:
O alumínio ganha uma camada protetora de oxido assim que exposto a o ar, que o deixa com uma cor cinza prateado e fosca, é um metal não tóxico, não magnético, leve, macio, resistente e não cria faíscas quando exposto a atritos. O alumínio puro possui a tensão de 19 Megapascais ou MPa e se inserido dentro de outras liga adquiri a tensão de 400 MPa, possui aproximadamente um terço da densidade do aço ou cobre. Devido sua camada protetora de oxido se torna resistente a corrosões e de grande durabilidade, apto para a fundição e mecanização. É um metal muito maleável perdendo apenas para o ouro e o sexto mais dúctil, devido sua boa condução de calor é muito utilizado em panelas de cozinha.
(fonte: http://pt.wikipedia.org)
Utilização:
Devido sua capacidade química de reagir com outros elementos o alumínio quando finamente pulverizado é utilizado como combustível