quimica
A gasolina comercial é uma mistura. Depois de extraído o etanol continua sendo uma mistura.
A gasolina não é uma substância pura: É uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que têm entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo.
2: Explique o fato de o etanol ser solúvel em gasolina e água enquanto água e gasolina são imiscíveis.
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui se aplica o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares. Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico.
Ao adicionarmos a água na gasolina o álcool contido na mesma se ligou com a agua, pois possuem maior afinidade pelo fato de ambos serem polares e fazerem ligações de hidrogênio, mais forte do que a feita pela gasolina e álcool - dipolo-induzido.
O álcool pode formar pontes de H com a água. Mesmo ele tendo uma cadeia que tenda a ser apolar, ele consegue dissolver-se muito bem com a água.
A molécula de álcool tem uma parte apolar (carbônica), isso faz com que ele possa se dissolver em substâncias/misturas apolares, como a gasolina.
Ao se misturar gasolina + álcool com água, o álcool conseguiu dissolvê-los. O álcool agiu como uma espécie de substância ligante.
3: Compare a densidade da gasolina com a densidade da mistura água + etanol.
A densidade da gasolina tem apenas 0.72g/mL. Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão:
Densidade = massa / volume