QUIMICA
Existem vários critérios utilizados para classificar as reações químicas. Veja agora algumas dessas classificações:
Quanto à perda ou ganho de calor
• Reações exotérmicas – reações em que há liberação de calor, como é o caso da queima da glicose na respiração celular;
C6H12O6 + O2 → 6 CO2 + H2O + calor
• Reações endotérmicas – são aquelas que ocorrem com absorção de calor, como, por exemplo, a oxidação do gás nitrogênio;
N2 + O2 + calor → 2 NO
Quanto à espontaneidade
• Reações espontâneas – aquelas que ocorrem sem que haja necessidade de uma influência externa. A combustão é um exemplo de reação espontânea.
• Reações não espontâneas – reações que precisam ser induzidas numa direção contrária por uma influência externa. Como exemplo de reação não espontânea podemos citar a eletrólise, processo em que reações químicas são desencadeadas pela passagem de corrente elétrica.
Quanto à relação entre o número de substâncias que reagem e o número de substâncias produzidas
• Reação de síntese ou adição – duas ou mais substâncias simples reagem, produzindo uma única substância composta. Exemplo:
O2 + S → SO2
As reações de adição se subdividem, ainda, em: síntese total, quando os reagentes são substâncias simples; e síntese parcial, quando pelo menos um dos reagentes é uma substância composta.
• Reação de análise ou decomposição – quando uma única substância é decomposta em, no mínimo, duas substâncias estruturalmente mais simples.
2 NH3 → N2 + 3 H2
Algumas dessas reações recebem nomes mais específicos. Quando a reação de decomposição é provocada pelo calor, recebe o nome de pirólise (ou calcinação, na indústria); quando é provocada pela luz, é chamada de fotólise; e pela eletricidade, eletrólise.
• Reação de simples troca (ou de deslocamento ou de substituição) – ocorre quando uma substância simples reage