Quimica
Equilíbrio Químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Pode-se dizer que duas substâncias estão em equilíbrio, quando a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos.
O principal fator para que exista um equilíbrio químico, é a reversibilidade da reação envolvida. Uma reação pode ser considerada reversível, quando a reação ocorre tanto no sentido direto como no sentido inverso. Reação direta é aquela que acontece no sentido da produção de produtos, enquanto a reação inversa ocorre no sentido da produção de reagentes.
Objetivo
Identificar as maneiras que um equilíbrio químico pode ser perturbado aplicando o princípio de Le Chatelier: quando se exerce uma ação num sistema em equilíbrio (variação de pressão, temperatura, concentração), o sistema se desloca no sentido da reação que neutraliza esta ação.
Procedimentos
1) Influência da Temperatura
Colocou-se 20 pérolas de cobre metálico em três tubos de ensaio, respectivamente. A cada um dos tubos adicionou-se 2 mL de HNO3 concentrado. Após a reação o tubo foi tampado.
Adicionou-se água em um béquer de 250 ml aquecendo até próximo à ebulição. Em outro béquer, adicionou-se um banho de gelo. Na temperatura ambiente, um tubo foi colocado no banho de gelo e o outro na água quente. O terceiro tubo foi mantido em temperatura ambiente. Após alguns minutos, comparou-se a coloração dos gases nos tubos de ensaio do banho de gelo e da água quente com o terceiro. Retiraram-se os tubos de ensaio do banho de gelo e da água quente mantendo-os em temperatura ambiente. Observou-se a coloração.
2) Influência da concentração dos Reagentes no Equilíbrio Químico
Adicionou-se 20mL de KSCN 0,002mol/L com 20mL de H2O em um béquer de 100mL. Adicionou-se 1,0mL de solução de FeCl3 0,1 mol/L