quimica
Uma da mais importante propriedade química da água e sua habilidade em agir tanto como acido de bronsted quando como base bronsted, pendendo das circunstâncias, na presença de um acido, a água age como um receptor de próton: na presença de uma base, a água age como um doador de próton. Assim, uma molécula de água pode doar próton para outra molécula de água,
Chamamos esse processo de auto-ionização da água. Nenhuma molécula individual de água permanece ionizada por muito tempo as reações são externamente rápidas em ambos os sentidos.
A temperatura ambiente apenas em torno de cada 109 moléculas estão ionizadas a qualquer momento. Assim, a água pura consiste quase inteiramente em moléculas de H2O e um condutor de eletricidade externamente ruim. Todavia, a auto-ionização da água e muito importante.
16.4 ESCALA DE pH
A concentração molar de H+ (aq) em uma solução aquosa e geralmente muito pequena. Por conveniência, em geral usamos [H+] em termos de pH, que e o cologaritmo na na base 10 de [H+] pH= - log [H+] o pH de um a solução neutra e 7,00 a 25ºC.
Os valores de pH características de varias soluções familiares são mostradas na figura 16.5. Observe que a variação em H+ por um fator de 10 faz com que o pH varie de 1: Assim, uma solução de pH 6 tem 10 vezes a concentração de H+ (aq) de uma solução de pH 7.
Você poderia pensar que quando H+ fosse muito pequena, como e para algumas dos exemplos mostrados na figura 16.5, ela não seria importante. Nada esta mais longe da verdade. Se H+e parte de uma lei de velocidade cinética, variando sua concentração variara sua velocidade. Portanto, se a lei de velocidade e de mesmo que a variação e de primeira ordem H+, dobrando-se em sua concentração dobra também a velocidade mesmo que a variação seja meramente de 1 x 10 -7 mol/L.
Em sistema biológico, muitas reações envolvem transferência de próton e tem a variação que dependem de H+.