Quimica
A química é a ciência que estuda, entre outras coisas, as transformações da matéria. Dentre os estudos mais comuns, encontram-se os que envolvem os metais, elementos fundamentais na história das civilizações - e cada vez mais indispensáveis.
Um desses metais é o alumínio. Ele apresenta características peculiares, é bem maleável, leve e muito resistente à corrosão. É um dos metais mais versáteis, pois, a partir dele, pode-se confeccionar, além de panelas, o papel-alumínio , painéis coletores de energia solar e muitas outras coisas.
Neste trabalho você irá ver todo o processo de obtenção do alumínio, da mineração da bauxita até as sua transformações no decorrer do processo.
O processo de obtenção do aluminío se dá em três processos a mineração, a refinaria e redução detalhadamente explicada abaixo.
O processo de obtenção do alumínio se dá em três processos a mineração, a refinaria e a redução explicada detalhadamente abaixo.
Mineração
A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio). A Alumina possui fórmula Al2O3.
Refinaria
O alumínio é produzido, basicamente, a partir da bauxita. Trata-se de um processo de produção difícil, pois exige muita energia elétrica. A bauxita de cor marrom-avermelhada deve sofrer um processo de purificação para que se possa extrair a alumina (Al2O3) de outras substâncias, como, por exemplo, o óxido de ferro 3 (Fe2O3). Para tanto, pode-se utilizar o processo Bayer, apresentado esquematicamente a seguir:
Figura 1 - Processo Bayer
Fonte: www.materia.coppe.ufrj.br.
O estágio inicial, denominado digestão, envolve, num primeiro momento, a moagem da bauxita, seguida pela digestão com uma solução cáustica de hidróxido de sódio (NaOH), sob temperatura e pressão controladas pode-se resumir a etapa na formula abaixo: A clarificação é uma das etapas