Quimica
Reações de oxi-redução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais espécies químicas.
Numa reação de oxiredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
A perda de elétrons é chamada de oxidação e o ganho de elétrons é chamado de redução. Na oxidação, o número de oxidação (Nox) do elemento aumenta (pois ele perde elétrons). Na redução, o número de oxidação (Nox) se reduz (pois o elemento ganha elétrons).
Redutores e oxidantes
• Agente oxidante é o responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação, esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar elétrons, ou seja, sofrerá redução.
• Agente redutor é a substância que age causando a redução de um dos compostos da reação, o agente redutor será a fonte dos elétrons perdidos liberados na reação.
Para determinarmos o nox é necessário seguir algumas regras básicas:
1- O nox de cada átomo será igual a zero se for uma substância simples. Exemplos: O3, S8, Cgraf.
2- O nox de um íon monoatômico será igual à sua própria carga. Exemplos:
K+ Ba2+ N3-
Nox: +1 +2 -3
3- Alguns elementos apresentam o nox fixo, como é o caso do Zinco (Zn) = +2, da Prata (Ag) = +1 e do Alumínio (Al) = +3. A família periódica dos Metais Alcalinos possui nox fixo igual a +1, e a dos Metais Alcalinoterrosos possui nox fixo igual a +2.
4- O nox do hidrogênio (H) em substâncias compostas é igual a +1. Uma exceção é quando o hidrogênio forma hidretos metálicos, isto é, quando está ligado a um metal, seu nox será -1. Exemplo: NaH, nox = -1
5- O nox do oxigênio (O) na maioria dos compostos é igual a -2. Nos peróxidos (O2)2- será -1.
6- Os elementos constituintes da família dos halogênios apresentam nox = -1 quando formam compostos binários (dois elementos), que são mais eletronegativos. Exemplos:
HCl, nox = -1. CF4, nox = -1.
7- O somatório do nox de todos os