quimica
O homem faz parte do meio ambiente e atua sobre suas características naturais, a exemplo de qualquer outro ser vivo. Contudo, hoje somos cerca de 5 bilhões de seres humanos cujo poder de intervenção na natureza atingiu dimensões gigantescas. Da natureza retiramos todo o nosso sustento e em troca devolvemos grandes quantidades de lixo e resíduos de vários tipos.
Uma das mais graves agressões humanas à natureza está ocorrendo na atmosfera. Nela, ocorre um fenômeno natural de manutenção do calor da Terra denominado Efeito Estufa. Esse efeito é determinado por quantidades muito pequenas de certos gases normalmente presentes na atmosfera. Entretanto, o homem está alterando esse quadro, despejando na atmosfera enormes quantidades desses gases todos os anos, o que poderá agravar o efeito estufa e aquecer o planeta além do normal. O aumento da temperatura poderá ser, dentro de 30 a 90 anos, de 2 a 5°C, provocando profundas modificações, não só climáticas mas também ecológicas, econômicas e sociais.
O dióxido de carbono (CO2), os clorofluorcarbonos (CFCs), o metano (CH4) e o dióxido de nitrogênio (N2O) respondem juntos por 88% do efeito estufa. O suplementar, que não pode ser precisamente quantificado, é causado pelo ozônio (O3) e pelo vapor d'água troposféricos. Os clorofluorcarbonos, CFCs, produzidos pela indústria química, são poderosos gases com efeito estufa. Eles também reagem com o ozônio troposférico, destruindo, dessa forma, a camada de ozônio.
Como um dos principais gases que causam o efeito estufa, é importante destacar o papel desempenhado pelo CO2, também chamado de gás carbônico, que é emitido em grandes quantidades para a atmosfera por duas principais atividades humanas: (1) a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural) e (2) a destruição e queima das florestas. Esses dois processos de queima são chamados de combustão. Nela, o carbono, que é o principal constituinte da madeira e dos