quimica
Período Letivo 2/2013 – Prof. Alexandre Umpierre
Lei Zero e Primeira Lei da Termodinâmica
1) Explique os termos: universo, sistema, vizinhança e fronteira, sistema aberto e sistema fechado, sistema isolado e sistema diatérmico, sistema rígido e sistema elástico, trabalho e calor, e energia interna.
2) Explique a Lei Zero da Termodinâmica.
3) Encontre os fatores de conversão das unidades Pa, bar, atm e kgf/sq. cm.
4) Um processo realizado por um sistema produziu uma quantidade de calor igual a 10 cal. Isso foi possível porque o sistema recebeu 50 cal de energia. Determine a variação de energia interna do sistema. Determine se o processo foi exotérmico ou endotérmico.
5) Um sistema realizou um processo a volume constante de 1 L desde uma pressão de 1 atm até uma pressão de 3 atm. O calor trocado com o meio externo foi devido a uma reação endotérmica. A variação de energia interna foi de 5 cal. Determine a variação de entalpia. 6) Um sistema realizou um processo adiabático à pressão constante de 100 kPa. O volume inicial do sistema é 1 L e o volume final é 1,5 L. As capacidades térmicas a pressão e a volume constante do sistema são, respectivamente, 5 cal/K/mol e 4 cal/K/mol. Determine as variações de energia interna e de entalpia do sistema.
7) Através de um processo a pressão constante de 1 kgf/sq.cm, um sistema recebeu do meio externo um trabalho elástico equivalente a 2 kJ e uma quantidade de calor igual a
500 J. Determine as variações de energia interna e de entalpia.
8) Um sistema realiza uma expansão de 100 mL para 10 L contra o vácuo. Determine o trabalho fornecido pelo meio externo ao sistema.
9) Um sistema realiza uma expansão de 100 mL para 10 L contra a pressão atmosférica.
Determine o trabalho recebido pelo sistema.
10) 20 g de N2 (g) realizam uma expansão isotérmica a 300 °C desde 3 L até 5 L contra uma pressão externa constante de 1 bar devido à transferência de 10 J de