quimica
Propriedades Periódicas
Nome: Geovania e Jocélia Maria
Série/Turma: 1M° - Vesp. 02
Prof°.: Maria Guimarães
Disciplina: Química
Serra, 2013
Nome: Geovania e Jocélia Maria
Propriedades Periódicas
Trabalho apresentado na EEEFM “Zumbi dos Palmares” do curso Ensino Médio sob orientação do Prof° (a) Maria G. .
Serra, 2013
Sumário
Folha de Rosto pág.
Sumário pág.
Introdução pág.
Desenvolvimento pág.
Anexo pág.
Conclusão pág.
Bibliografia pág.
Introdução
Propriedades Periódicas dos Elementos
As propriedades periódicas dos elementos químicos são as características inerentes à esses elementos que variam de acordo com sua posição na tabela periódica, ou seja, com o número atômico.
As propriedades periódicas são: eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, afinidade eletrônica, potencial de ionização, densidade atômica, volume atômico, temperatura de fusão e temperatura de ebulição. As quatro últimas propriedades muitas vezes são consideradas aperiódicas por apresentarem um certo desordenamento: o volume atômico cresce, no período, do centro para as extremidades; as temperaturas de fusão e ebulição crescem com o raio atômico nas famílias da esquerda (1A e 2A), e decrescem nas da direita (gases nobres e halogênios).
As propriedades mais estudadas são:
Eletronegatividade
A eletronegatividade é a tendência que um átomo tem em receber elétrons em uma ligação química, logo, não pode ser calculada a eletronegatividade de um átomo isolado.
A escala de Pauling, a mais utilizada, define que a eletronegatividade cresce na família de baixo para cima, devido à diminuição do raio atômico e do