QUIMICA
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
UNISANTA
2ºsem / 2013 – Teoria 2 – Tratamento Clássico de Água de Abastecimento Urbano
Água Bruta é a água na forma como é encontrada na natureza, na maioria dos casos, ela é imprópria para o consumo humano, por haver estado exposta ao meio ambiente.
A Água necessita apresentar determinados padrões de potabilidade e para atingir, é necessário o emprego de um tratamento físico e físico-químico a fim de se remover todas as impurezas presentes. A fabrica que realiza o processo de purificação da água é chamada
Estação de Tratamento de Água (ETA). Em 1832, nos Estados Unidos, foi construída a primeira estação de tratamento de água. Em 1854, a Inglaterra recomendou o uso de hipoclorito de cálcio para desodorizar águas residuais e em 1887, iniciou nos Estados Unidos, a desinfecção de águas utilizando compostos de cloro. No Brasil, em 1926, a cidade de São Paulo passou a clorar toda água canalizada, e na cidade do Rio de Janeiro, a cloração iniciou em 1934.
As estações modernas de tratamento de água realizam três operações: Clarificação, Desinfecção e Correção de pH.
ESQUEMA GERAL
Clarificação
Tratamento
Floculação
Decantação
Filtração
Desinfecção
Correção Final de pHl
FLUXOGRAMA
Sulfato de
Alumínio
Água
Natural
Desinfecção
Floculadores
Decantadores
Filtros
Cal
Cal de Correção
Reservatório
Rede de
Distribuição
CLARIFICAÇÃO - FLOCULAÇÃO
Neste processo provoca-se formação na água de um precipitado em forma de flocos, o qual tem a propriedade de agregar as partículas finamente divididas nela existente.
Os flocos vão absorvendo e adsorvendo as impurezas aumentando progressivamente de peso e volume. Partículas coloridas como íons de ferro e manganês também são envolvidos pelos flocos que se colorem enquanto a água se clarifica.
2
Os reagentes químicos devem ser rápida e uniformemente distribuídos pela massa líquida, portanto são aplicados em pontos de grande turbulência.