Quimica
Johnatan Widson Santana Lara1
*jwfile@hotmail.com
1Instituto Federal Goiano, Campus-Iporá, Avenida Oeste s/n 76200-000, Iporá, Goiás.
Palavras Chave: Solubilidade, soluto, solvente, saturação e insaturação.
Introdução
Soluções são sempre sistemas homogêneos. Nas soluções, o disperso é denominado soluto, e o dispersante o solvente.
Existe alguns tipos porem a mais comum encontrada em laboratórios é um soluto solido dissolvido num solvente líquido (s/l). Os outros tipos encontrados são de liquido em liquido, (l/l), gás em liquido (g/l), gás em gás (g/g) e sólidos em sólidos (s/s).
Soluto e solvente
Na mistura de substancias para formar soluções, é comum nomear os componentes como solvente e soluto, embora não haja uma distinção muito rigorosa no preparo desses termos. Comumente, o solvente é a espécie que esta em maior quantidade e no estado de agregação da solução; é o componente que tem a capacidade de solver (desagregar) os demais componentes. O soluto é o componente que se encontra dissolvido no solvente; é comum ter mais que um soluto dissolvido em um solvente.
Por uma questão de convivência, mesmo estando em menor quantidade, um componente pode ser considerado como solvente; um exemplo típico é quando a substancia água esta formando a solução. Existem algumas razões para isso: a água é a substancia que mais consegue dissolver outra substancia (seja iônicas ou covalentes) e ocorre em grande abundancia no planeta.
Existem soluções sólidas como ligas metálicas, também soluções liquidas como mistura água e sal e misturas gasosas como qualquer mistura de gases.
Conceito de saturação, insaturação e supersaturação.
Quando se dissolve a quantidade máxima de um soluto no solvente obtém-se uma solução saturada. Quando em uma solução houver menos soluto do que o solvente é capaz de dissolver, a solução será denominada solução insaturada. Em determinadas situações é possível que a quantidade de