quimica
RELATÓRIO:
QÚIMICA GERAL E EXPERIMENTAL
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS EM LABORATÓRIOS
SÃO PAULO
09/09/2013
Sumário
1. Objetivo:
O presente relatório visa à apresentação dos equipamentos utilizados nas práticas de laboratórios, enfatizando a forma de uso dos mesmos nas operações laborais e suas características físicas.
2. Introdução Teórica
Para a obtenção de medidas com grande precisão, ou simplesmente uma análise visual, laboratórios das áreas de Física Química e Biologia, fazem o uso de ferramentas apropriadas para cada tipo de substância a ser manuseada. Estas ferramentas são conhecidas como vidrarias de laboratório. São confeccionados em materiais próprios para resistirem ao contato com diversas substâncias e reações químicas, sendo em sua maioria instrumentos de vidro cristal ou temperado, plástico, entre outros, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com as substâncias inseridas.
3. Pesquisa Bibliográfica
Abaixo estão listadas algumas das principais vidrarias utilizadas em laboratório.
3.1. Béquer
● Descrição: Recipiente em formato de copo, disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos e capacidades volumétricas (desde um milímetro até vários litros). Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto. ● Composição física: Vidro borisilicato, pois estes são mais resistentes ao calor (podem ser aquecidos) e a maioria dos produtos químicos. Também existem béqueres de plástico (polipropileno) e de metal (aço inoxidável ou alumínio).
3.2. Erlenmeyer
● Descrição: Esta vidraria leva o nome do químico alemão, Emil Erlenmeyer. Possui diversas aplicações, sendo usado para misturas e soluções, porém a utilização mais comum é para titulação.
● Composição física: Pode ser encontrado nas formas de vidro ou plástico.
3.3. Proveta Graduada
●