Quimica
Durante o último século, a ciência reduziu a 3 partículas fundamentais os prótons, nêutrons e elétrons a componentes primários chegando a 12 partículas divididas em 2 grupos: quarks e léptons. São 6 de cada. Para complicar, surgiram os irmão dos elétrons, os múons e os taus, cada um com um filhote sem carga, um neutrino. Será que agora a física atômica chegou nos seus limites? É o que veremos em outros capítulos.
Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/physics/1981088-subpart%C3%ADculas-at%C3%B4micas/#ixzz1qQsspUHw
* Elétron: Partícula mais conhecida e mais estudada. Massa de repouso: 9,1083 x 10-31 kg, carga elétrica: − 1.602 x 10-9 C, Spin: 1/2 h-barra
* Pósitron: Já era prevista por Paul Dirac e foi confirmada a existência em 1930-1940 pelo físico americano Anderson. Possui massa de repouso e spin iguais a do elétron. Carga elétrica de mesmo módulo e sinal contrário.
* Próton: É um núcleon. Possui massa 1836,12 vezes a massa do elétron. Mesmo spin e carga de sinal contrário.
* Antipróton: Descoberto em 1955. Já se suspeitava que existissem outras antipartículas desde a descoberta do pósitron. Possui mesma massa e spin que o próton, mas carga de sinal oposto (sinal negativo).
* Nêutron: Possui carga nula, massa 1836.65 vezes a massa do elétron e spin 1/2 h-barra. Pode se desintegrar dando origem à um próton, um elétron e um neutrino apenas quando está livre (fora do núcleo).
* Antinêutron: Possui exatamente as mesmas características do Nêutron, mas organização interna diferente. Um nêutron é composto de um quark up e dois quarks down. Logo, imagina-se que o antinêutron seja formado por um antiquark up e dois antiquarks down.
* Fótons: São chamados de quantum do campo eletromagnético. Possui massa e carga ellétrica zero e spin 1h-barra.
* Grávitons: Analogamente ao Fóton, o Graviton é o quantum do campo gravitacional. Não se tem muita informação experimental sobre ele. Só existe com velocidades próximas ou