quimica
Concentração °GL é a razão entre a quantidade ou a massa de uma substância e o volume do solvente em que esse composto se encontra dissolvido. A forma com que uma substância se distribui em outra por unidade de referência. Essa unidade de referência pode ser o volume ou massa de solução ou até de solvente.
Para que haja solução necessária que o solvente “envolva” as partículas de soluto, tal processo é chamado de solvatação. Daí é que estamos falando em concentração, quanto mais partículas de soluto são envolvidas são envolvida pelo solvente por uma unidade (mL, L, g, Kg), mais concentrada é a solução e quanto menos partículas de soluto são solvatadas pelo solvente, menos concentrada é a solução.
Álcool comercial – é todo tipo de álcool que pode ser comercializado como álcool etílico para fins domésticos ou bebidas alcoólicas.
- Bebidas não fermentadas: são os licores (mistura de álcool, água, açúcar, corantes e essências)
- Bebidas fermentadas não-destiladas: vinho, (fermentação do suco de uva em tonéis), champanhe ( fermentação do suco de uva na própria garrafa) e cerveja (fermentação do malte, lúpulo e água).
- Bebidas fermentadas destiladas: Aguardente (cachaça): fermentação do caldo de cana; Uísque: fermentação de cereais; Conhaque: fermentação do vinho.
A qualidade da bebida ( sabor, perfume) depende da quantidade da matéria-prima (uvas,cereais, cevada, etc.) dos cuidados na fabricação, do tempo e da forma de armazenagem como exemplos, podemos citar a importância “da safra” do vinho, “do amadurecimento do champanhe” do tempo de envelhecimento do uísque. - Sabe-se atualmente que o vinho tem cerca de 1000 substancias diferentes.
As bebidas fermentadas e não destiladas tem o teor alcoólico menor do que as destiladas: na cerveja por exemplo, varia de 4° a 6° GL, no vinho varia de 8° a 12°GL. Nas bebidas destiladas o teor alcoólico é mais elevado: na cachaça varia de 38° a 45°GL, no uísque, de 42° a 48GL.
O álcool etílico é