quimica
Volume Molar é por definição, o volume ocupado por 1 mol de moléculas de uma substância (ou 1 mol de átomos de um elemento) na fase gasosa. Como um volume ocupado por um gás depende diretamente das condições da temperatura e pressão, o volume molar varia conforme a temperatura e a pressão variam.
Nas CNTP, isto é, a 273 K e 760 mmHg, o volume por um mol de moléculas (ou átomos) de qualquer gás é aproximadamente igual a 22,4L. Podemos fazer uma experiência para confirmar esse, mas é importante observar a necessidade de Ter o máximo de cuidado com o material e o procedimento adotados para que a margem de erro seja a menor possível.
“Em condições idênticas de temperatura e pressão, o volume ocupado por um gás,
é diretamente proporcional à sua quantidade de substância, ou seja, ao seu número de mol. Assim, se dobrarmos seu número de mol (n), seu volume também irá dobrar. Logo, a relação entre o volume e o número de mol é constante (V/n= k)”. (USBERCO & SALVADOR, 2002).
Como, em um mol de qualquer gás, o número de moléculas é sempre 6,0 · 1023, um
mol de qualquer gás, nas mesmas condições de pressão e temperatura, ocupará sempre
o mesmo volume.
O experimento a seguir foi feito com o máximo de cuidado, desde a montagem do equipamento à produção do gás, pois se entende que qualquer descuido pode fazer com que o resultado esperado se altere.
O