Quimica
Os demais compostos orgânicos podem agora serem considerados como substituições sucessivas dos átomos de hidrogênio do metano por outros átomos ou grupos de átomos. Assim, substituindo-se um hidrogênio por um grupo metila, ou CH3, teríamos o etano:
Que é outro hidrocarboneto, ou um composto orgânico que contém apenas átomos de carbono e hidrogênio. Caso optássemos por substituir o hidrogênio do metano por um grupo -OH, teríamos o primeiro álcool, o metanol:
Podemos continuar as nossas substituições: tiramos mais um hidrogênio do metanol e colocamos no lugar uma metila:
E temos o etanol.
Podemos tirar vários conceitos importantes só com esses exemplos.
O primeiro é o de FUNÇÃO química em Química Orgânica: se o composto é constituído só de hidrogênios e carbonos, a função é hidrocarboneto. Compostos orgânicos contendo uma hidroxila, -OH, são os álcoois orgânicos. Existem muitos Grupos Funcionais em Orgânica, isto é, aquele átomo ou conjunto de átomo que vai caracterizar a que função orgânica pertence um composto em particular. Assim, temos ácidos, cetonas, aminas, etc, dependendo do Grupo Funcional preso à cadeia orgânica. O Grupo Funcional que caracteriza os álcoois é a hidroxila.
O segundo conceito útil é o de série homóloga. Em Orgânica, toda a vez que aumentamos a cadeia carbônica em um átomo de carbono, nós construímos o homólogo da cadeia original: o etanol é o homólogo (um carbono a mais) do que o metanol, o etano da mesma forma é o homólogo do metano, e assim por diante. Os homólogos maiores, dessa forma, possuem massas molares maiores, e a tendência é um aumento no ponto de ebulição: enquanto o metanol tem p.e. ~64 ºC, o etanol tem p.e ~78 ºC.
O terceiro conceito é o de que os álcoois