Empreendedorismo e plano de negócio
SÃO PAULO
2010
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO
Trabalho apresentado ao Curso Superior de tecnologia em processos gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de empreendedorismo e plano de negócio
Profa. Larissa Z. Ducci
SÃO PAULO
2010
PRIMEIRA PARTE
Empreender, de uma maneira geral seria a capacidade de sair da mesmice.
Seria também a capacidade de ver oportunidades onde outros só conseguem ver crises e problemas.
Empreendedorismo seria, de certa forma, conseguir manter o sangue frio, a tranqüilidade, a serenidade e o sorriso no rosto diante , por exemplo, de uma situação de desemprego. Ou, (quem sabe?) a presença de espírito que consegue transformar o limão oferecido pela vida em uma suculenta e deliciosa limonada.
Empreendedor seria aquele que consegue transformar suas habilidades naturais e/ou adquiridas em fontes produtivas de riqueza. É preciso que não se confunda empreendedor com Empresário.
Nem sempre o empreendedor é o dono de seu próprio negócio. Vê-se muito por aí afora empregados, funcionários, colaboradores com alto grau de empreendedorismo.
São aqueles que se posicionam dentro das empresas como se fossem seus verdadeiros donos, sugerindo soluções para os problemas, solidarizando-se com os programas, auxiliando na busca e eliminação dos desperdícios. Enfim, o empregado empreendedor é aquele que veste a camisa da empresa, auxilia no seu crescimento e cresce com ela.
Empreendedorismo não é, definitivamente, um palavrão mas sim uma palavra mágica capaz de ser responsável por mudanças de vida espetaculares que acontecem pelos quatro cantos do mundo em diferentes dimensões, em diferentes cenários, em diferentes circunstancias mas sempre transformando radicalmente as mentes das pessoas que tem a ventura de descobri-la.
Existem muitos empresários que carecem do mínimo de condição de ser um empreendedor.
É