Quimica
Quando se aquece uma amostra, os seus átomos podem absorver energia, sofrendo excitação. Imediatamente depois disso, os átomos libertam essa energia, o que pode ocorrer por emissão de luz. A luz emitida depende da diferença energética entre os níveis de energia final e inicial deste processo ganho-perda de energia. Algumas destas emissões correspondem à zona do visível.
Assim, cada elemento tem uma cor de chama característica. Como os iões negativos, presentes nestes sais, não interferem, normalmente, neste teste, a cor da chama denuncia o ião positivo presente no sal.
O ensaio de chama ou teste de chama é uma experiência de fácil realização que nos permite identificar a cor emitida por um dado catião de um elemento químico. Assim, tem-se como objectivo analisar as cores emitidas pelos diferentes elementos químicos.
Apesar de este ser um método simples e fácil de se realizar, não nos fornece uma análise rigorosa e completa dos resultados. Para isso, devemos usar um espectroscópio ou comparar ao espectro de emissão do elemento metálico, pois sais de metais diferentes emitem sempre cores