Quimica
Fenômeno químico
Um fenômeno químico acontece quando há uma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos (na maioria das vezes irreversível). Por exemplo, a combustão. Um comburente (pode ser gasolina, álcool, etc) é combinado com oxigênio (O2) gasoso, liberando calor e produzindo um óxido. Os óxidos gerados mais comuns são o CO, CO2, H2O, etc.
Alguns exemplos de fenômenos químicos:
- Combustão (queima)
- Ferrugem (o ferro reage aos poucos com o oxigênio, causando oxidação)
- Fotossíntese (a planta captura CO2 da atmosfera e o transforma em seiva, liberando O2)
- Digestão (ácidos (HCl, por exemplo) presentes no estômago destroem as moléculas de alimento)
Evidências de uma reação química:
- liberação de gás após a mistura dos reagentes
- formação de um sólido/liquido/gasoso após a mistura de reagentes (por exemplo, mistura-se dois reagentes líquidos e uma parte deles se transforma em sólido)
- mudança de cor dos reagentes
- mudança de temperatura
-------------------------------------------------
Fenômeno Físico
Os fenômenos físicos são aqueles onde as propriedades da matéria não se alteram (ponto de fusão, ebulição, etc.), e onde não haja mudança na sua constituição atômica: derretimento do gelo, ebulição, dissolução de sal ou açúcar em água, são fenômenos físicos, pois mantém suas propriedades intactas, bem como a composição química. No caso da dissolução do sal (NaCl) em água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a água evaporar, esses íons e ânions vão se juntar novamente e reconstituir o sal.
A evaporação é um fenômeno físico, pois com a ação da luz solar, os átomos que constituem a água (H2O) vão ficar com um maior estado de agitação, causando a sua separação e a consequente evaporação. Em uma pressão maior, seria necessário muito mais energia (calor, luz solar) para causar essa separação. Não há qualquer alteração nas propriedades do elemento, e o processo é