Quimica
Pipeta
|
Pipeta é o nome de um instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos.
As pipetas são classificadas como graduadas, possuem uma escala para medir volumes variáveis; e volumétricas, possuem apenas um traço final, para indicar o volume fixo e final e suas medições são mais rigorosas.
Para sua utilização é necessário uma pró-pipeta ou pompete, um pipet-aid ou um macro-filler. Estes podem ser colocados na ponta superior da pipeta, produzindo um abaixamento da pressão de seu interior e provocando a aspiração do líquido de tal forma a preencher a pipeta no volume desejado.
-------------------------------------------------
Béquer
O béquer, becker, copo, copo de precipitação ou gobelé é um recipiente simples utilizado em laboratório. Béqueres são geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior.[1] Eles são graduados, oferecendo medidas pouco precisas. Não há um tamanho padrão para esses materiais, podendo medir volumes muito pequenos, de poucos mililitros, até volumes maiores, com vários litros.
-------------------------------------------------
Erlenmeyer (balão
O Balão de Erlenmeyer (em alemão: Erlenmeyerkolben) é um frasco em balão, usado como recipiente no laboratório, inventado pelo químico alemão Emil Erlenmeyer.
Feito de material de vidro, plástico, policarbonato transparente ou polipropileno transparente, é ideal para armazenar e misturar produtos e soluções, cultivo de organismos e tecidos e predominantemente usado em titulações.
Copo Graduado
Utilizado nas medidas não rigorosas de volumes de líquidos, viscosos ou não, na preparação de formulações líquidas com dissolução a frio e auxílio de bastão de vidro.
-------------------------------------------------
Balão de fundo chato
-------------------------------------------------
O balão de fundo chato destina-se a destilações químicas, seu uso é semelhante ao balão de fundo