quimica p engenharia
ENGENHARIA CIVIL
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
EXPERIMENTO : EQUILÍBRIO QUÍMICO
ALUNO: FRANCELINO FRANCO LEITE DE MATOS SOUSA
MATRÍCULA: 0307560
TURMA: K1
PROFESSOR: RONDINELLE
FORTALEZA, 19 de outubro de 2009
SUMÁRIO
1. Introdução Teórica 03
2. Objetivos 04
3. Material 04
4. Procedimento 05
5. Resultado e Discussões 06
6. Pós-Laboratório 06
7. Conclusão 08
8. Bibliografia 08
9. Ficha de avaliação de resultados 09
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Antes de explicar o conceito de equilíbrio químico, devemos relembrar o que é uma reação reversível, ou seja, é a reação onde produtos e reagentes se alternam dependendo da ordem que você deseja observar. Mais especificamente, é quando ocorre a reação direta e indireta simultaneamente, ela é representada por:
Quando as velocidades de formação dos lados da equação são as mesmas podemos afirmar que a reação está em equilíbrio químico. É importante saber que a reação, quando chega ao equilíbrio, não se encerra, ela apenas não altera a proporção entre o(s) produto(s) e os reagentes. Essa relação pode ser dada pela seguinte equação, esta proporção recebe o nome de constante de equilíbrio:
No início do processo, quando só existe o reagente da reação direta, a chance das moléculas colidirem é máxima, assim como, a velocidade. À medida que o processo se desenvolve a quantidade de moléculas do reagente diminui e a quantidade de produto aumenta, diminuindo as chances das moléculas do reagente se colidirem, diminuindo a velocidade da reação na ordem direta. Por outro lado, na reação inversa, a velocidade só tende a aumentar, já que a quantidade de moléculas do outro lado da reação está aumentando. Em algum momento estas velocidades vão se igualar, atingindo o equilíbrio químico. Veja os gráficos, e analise o que foi dito.
Para esta prática faremos uso do espectofotômetro, equipamento responsável por fazer a análise da medida